Melhoramento Genético é tema de reunião de equipe da SEAF com produtores de leite

Data: Quinta-feira, 18/04/2024 23:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

Uma equipe técnica da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf), esteve nesta quinta feira em Castanheira, para um encontro com os produtores familiares de leite do município atendidos pelo projeto de melhoramento genético do rebanho leiteiro do Programa MT Produtivo leite, através da transferência de embriões.

Desde 2020 o projeto tem gerado mais de duas mil vacas prenhes, com tendência de aumento crescente, na medida em que novos parceiros – prefeituras, cooperativas e associações – fazem adesão, solicitando cooperação da SEAF, que através de empresas especializadas em reprodução contratadas e com acompanhamento dos técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), realiza o trabalho.

No encontro local, que aconteceu no recinto da Câmara Municipal, a médica veterinária Ângela Kohl afirmou que, com este projeto, os produtores de leite da agricultura familiar do Estado estão tendo a oportunidade de acessar uma tecnologia de ponta que, sem o Estado, não conseguiriam.

Nas visitas que fazem pelo Estado ela tem observado que essa iniciativa melhora a qualidade de vida dos produtores porque o uso de transferência de embriões proporciona um aumento da produção de leite e produtividade do rebanho inteiro e, com isto, aumenta a renda do produtor.

Como o município de Castanheira tem dois Lacticínios, a observação do assessor técnico Jurandyr Pinto, de que o aumento da produção de leite contribui também com a geração de emprego no setor dessas empresas, é animadora, segundo os participantes. “O aumento da produção de leite, em razão do projeto, diminui a ociosidade das indústrias lácteas”, defende ele.