Violência contra a mulher: Semana teve roda de conversa

Data: Sábado, 27/08/2022 20:00

Semana teve uma das atividades agendadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social para fomentar um debate com a sociedade sobre a questão da violência contra a mulher, a propósito do Agosto Lilás.

Aconteceu na última terça feira, à tarde, na Igreja Presbiteriana Renovada, com boa participação delas – as mulheres – e um produtivo resultado no propósito do evento, que era realizar uma roda de conversa.

Lá estiveram mulheres representando vários setores da sociedade, sob o olhar atento da Secretária Amaziles Eleto, a Tuíta. No comando da prosa, as psicólogas Maria José de Souza Santos e Dayanne Soares de Oliveira, e a policial Wanderleia Soares de Oliveira.

Foi um momento oportuno para o aprendizado, incluindo a informação de que as agressões físicas e psicológicas são as principais formas de violência contra mulheres no país e de que essas sofrem violência mais dentro de casa do que em espaços públicos.

No contexto de falas sobre os avanços para fazer frente a essa sofrível realidade, não faltou a lembrança de que uma das conquistas nesta luta foi a Lei Maria da Penha. Segundo dados, 98% da população brasileira já ouviu algo a respeito. Um dos desafios é fazer com que seus termos sejam respeitados pelos agentes desta forma de violência.