Era do LED: Todas as lâmpadas de vapor de mercúrio começam a ser substituídas

Data: Sábado, 05/11/2022 10:18
Fonte: Com Castanheira News

Desde a noite desta sexta-feira, 05, a Rua dos Trabalhadores, que estabelece os limites entre dois importantes Bairros de Castanheira – Santa Rita e Guadalupe – tem parte de sua via com nova iluminação. Foi dada a largada de um projeto de substituição de todas as lâmpadas da cidade, num trabalho coordenado por Alex Sandro Kegler Angelo da Silva.

Quem está contente com a novidade é o Sr. Rudi Wiesenhiitter, 75, talvez o único morador de origem russo-alemã no município, que desde 1986, nos tempos de distrito, acompanha as transformações ocorridas em Castanheira. Singulariza especialmente os 10 últimos anos, com duas gestões da ex prefeita Mabel e, agora, com seu sucessor, Jakson de Oliveira Rios Junior, o Juninho.

“Seo” Rudi tem muitas histórias para contar. Representa um grupo diferenciado que se estabeleceu nos primórdios de Castanheira, os Brasiguaios. Tem parte da família no Paraguai e quando chegou a nova terra de oportunidades, na segunda parte da década de 80, do século passado, saiu do país irmão, numa caravana da qual faziam parte o Créu e a Marlene, irmãos conhecidos no comércio local.

Hoje com 75 anos de idade, com alguns limites de saúde, é facilmente encontrado na frente de sua residência, na Rua dos Trabalhadores, onde compartilha narrativas dos primeiros tempos de Castanheira, fazendo ponte com o momento atual. De olho no trabalho de substituição das lâmpadas, numa rua contemplada recentemente com outras melhorias, estando entre elas uma nova capa asfáltica, observa: “Quem te viu, quem te vê!”.

Segundo o prefeito Juninho, nas próximas semanas todas as lâmpadas de vapor de mercúrio serão substituídas em Castanheira. “São em torno de 800 lâmpadas, o que vai representar maiores economicidade e durabilidade”, destaca, observando que, por esses fatores, o LED, dispositivo das novas luminárias, é o futuro. “É uma benção podermos fazer essa mudança”, conclui.