Semana: Gestantes tiveram mais uma atividade do Criança Feliz

Data: Sexta-feira, 28/04/2023 08:00
Fonte: Assessoria com Informações adicionais

Atendendo um dos objetivos do Programa Criança Feliz, instituído pelo Governo Federal, que é apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou mais uma atividade importante nesta semana.

Na última terça feira, 25, na sede da instituição, no Bairro Santa Rita, aconteceu mais um encontro com as gestantes castanheirenses inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Na oportunidade a enfermeira Luzia Auxiliadora Silva palestrou sobre os cuidados na gravidez, destacando questões como alimentação, exercício físico e diversos outras relacionadas ao tema, como a amamentação, no pós parto.

Segundo a coordenadora do Programa em Castanheira, Claudineia Hubner, a iniciativa teve outros momentos, como um bingo e um sorteio de kits arrecadados no comércio local, distribuição de roupa de bebê para cada gestante e a tradicional confraternização, com aquele lanche preparado pela equipe da Secretaria.

Além de Claudinéia e Luzia Auxiliadora, o programa local conta com o trabalho das visitadoras Neusa Graeff, Elizete Teófilo da Silva e Bianca Gomes dos Santos, todas empenhadas no ideal de promover o desenvolvimento infantil integral, cuidando da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade, estimulando o desenvolvimento de atividades lúdicas e fortalecendo vínculos, especialmente no âmbito da família.

População beneficiária

Gestantes e crianças de até 36 (trinta e seis) meses inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico;

Crianças de até 72 (setenta e dois) meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada;

Crianças de até 72 (setenta e dois) meses afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101, caput, incisos VII e VIII, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas famílias;

Crianças de até 72 (setenta e dois) meses inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico, que perderam ao menos um de seus responsáveis familiares, independente da causa de morte, durante o período Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da Covid-19.