Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Novo Aparelho Raio X e as novidades da Saúde

Data: Quarta-feira, 10/05/2023 13:00
Fonte: Assessoria

Para evitar cuidar de doenças, o conhecido médico e escritor Lair Ribeiro já dizia que é preciso investir em prevenção. Esta leitura tem sido prioridade na atual gestão do município de Castanheira, quando as decisões tomadas nos últimos anos são consideradas.

Como as de um passado mais remoto já são do conhecimento público, incluindo-se o empenho em melhorar o quadro de médicos, inclusive com profissional especialista em hanseníase, problema com altos índices no município, o movimento “do hoje” confirma a filosofia de gestão, que se ampara em prerrogativa da Constituição Federal, segundo a qual “a saúde é um direito de todos e dever do Estado” (Art. 196).

Depois de atender antigo anseio da população de adquirir um aparelho Ultrassom e treinar equipe - leia-se Dr. Thiago Possmoser -  outro, de um novo aparelho RX, de última geração, de alta resolução, com capacidade de reduzir radiação e dar fim a espera dos pacientes, já é realidade. Em breve já estará  em uso, sob os cuidados de Sirlene Marthendal. No Laboratório, a equipe comemora a instalação de uma nova Máquina de Exames. 

As questões dos espaços e instalações também estão na agenda de prioridades da Secretaria Municipal de Saúde, visando um melhor atendimento ao público. Nesta quarta, 10, a Secretária Ana Paula Barros Vargens supervisiona, no Novo Horizonte, os ajustes finais para reinauguração do Postinho de Saúde local. Nesta área, todas as unidades de saúde foram reformadas e Ana fala em novidades, em breve, para o Pronto Atendimento.

Os esforços da equipe por qualidade de vida têm referências em vários setores. Na área preventiva, as rotinas da Unidade Descentralizada de Saúde (UDR) e Academia de Saúde, ambas funcionando nos limites entre os Bairros Santa Rita e Santo Antônio, são alimentadas por diversos programas, como o de hidroterapia. A equipe também tem sido reforçada. Na Academia, por exemplo, a fisioterapeuta Juliana dos Santos Lima,  acaba de chegar, para ampliar o olhar sobre um público especial, aquele que precisa de atendimento domiciliar.

Para melhorar o atendimento à população dos núcleos rurais, onde a gestão de Jakson de Oliveira Rios Júnior já implantou mais um PSF, o da Comunidade Lambarí, no 4º Assentamento, outra decisão importante deve ser materializada nas próximas semanas. Trata-se da coleta de sangue no 3º e 4º Assentamentos. “Queremos evitar o esforço destes munícipes de se deslocarem para a cidade apenas para fazer exame”, conclui Ana Paula.