Obras de drenagem e pavimentação asfáltica avançam em Castanheira

Data: Segunda-feira, 16/07/2018 22:44
Fonte: Vivaldo S. Melo

A Prefeitura de Castanheira iniciou os serviços de drenagem de duas das vias mais importantes de uma nova etapa de pavimentação asfáltica que já está em curso no município, a Av. Castanheira e Marechal Rondon. No setor Industrial da cidade, os serviços de extensão da rede de água na Rua das Araras já foram concluídos. Em outras, como a Rua 21 de Abril, no trecho que liga os Bairros Guadalupe e Santo Antônio e nas ruas do Setor Industrial ligadas pela Rua Dilso Brasileiro Rios, nas proximidades do Indea, o trabalho de terraplanagem avança, precedendo, também, a pavimentação asfáltica.

Grande parte do equipamento utilizado para essa etapa já faz parte do maquinário da própria administração municipal, incluindo o Rolo Compactador XCMG, adquirido em abril deste ano por R$ 295 mil, com recursos dos cofres públicos. A mão de obra e os recursos para os serviços de base, sub base, terraplanagem e drenagem, também são do próprio município, que planeja ainda adquirir o Distribuidor de Agregado, spreed, utilizado para colocação de brita, e o caminhão tanque espageador de asfalto, conhecido como “burro preto”, para que o desafio de pavimentar toda a cidade seja vencido.

Grande avanço

Estratégicos para obras essenciais de infraestrutura nas zonas urbanas e rurais do município, os tubos que se destacam nos canteiros de obras como a pavimentação asfáltica e construção de bueiros, com medidas de 60 e 80 centímetros e um metro e meio, têm sido fabricados também no município, em área cedida ao governo municipal pelo pecuarista Jorge Basílio. A produção deste material, que inclui a utilização de cimento, ferro, pedra e pedrisco, tem se intensificado nas últimas semanas e aliada a utilização de mão de obra da Secretaria de Obras e uso de grande parte do maquinário desta na etapa de pavimentação, vai significar uma grande economia para os cofres do município nesta e nas outras etapas previstas (2019 e 2020).