Mulher Rural teve dia festivo em Castanheira

Data: Segunda-feira, 17/09/2018 01:17
Fonte: Vivaldo S. Melo

Com a participação de diversas secretarias de governo, sob coordenação da pasta da Agricultura, mais de uma centena de mulheres participou neste domingo, 16, no Salão de Eventos, das celebrações alusivas ao Dia Internacional da Mulher Trabalhadora Rural.  As atividades começaram logo pela manhã, incluindo palestras em diversas áreas de interesse, sorteio de brindes, momento recreacional, lanche e almoço.

Elogios não faltaram, nas redes sociais, especialmente direcionadas para a organização. “Foi muito bom, estava tudo muito bem organizado”, disse Lenilda Carmelita Lanes. “Adorei participar!’, destacou Neuza Jacob. “Que lindo!”, exclamou Benedita Costa. “Tudo muito maravilhoso!”, expressou Roberta Eliane Stefane.

A celebração do dia em Castanheira nasceu do senso comum da importância da mulher no desenvolvimento do meio rural, compartilhado pela prefeita Mabel de Fátima Milanezi, que encaminhou matéria relacionada à Câmara Municipal, prontamente aprovada. “O papel da mulher na produção de alimentos é significativo, mas carece de mais visibilidade; a celebração do dia contribui para este objetivo”, destaca Mabel.

Origem

O Dia Internacional da Mulher Trabalhadora Rural foi instituído a 19 anos, na quarta Conferência da ONU Sobre a Mulher. A escolha da data é bastante representativa, pois antecede ao Dia Mundial da Alimentação e as mulheres desempenham um papel relevante na luta pela segurança alimentar e na erradicação da pobreza no meio rural.

Parceiros

O evento de Castanheira contou com a parceria da Câmara Municipal, Banco Sicredi e Empaer. Além das atividades citadas, as participantes receberam diversos agrados como bolsas, camisetas, serviços de manicure e corte de cabelo. Neste caso os organizadores contaram com a colaboração de profissionais da área.