Ele venceu a Covid e foi vacinado: alguns destaques da imunização em Castanheira

Data: Quarta-feira, 31/03/2021 08:00

“A vacinação está a todo vapor!”. A expressão, dita com exultação por Ana Paula Licheski, enfermeira responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, demonstra a alegria de quem tem passado por momentos difíceis nesses tempos da pandemia da Covid 19 em Castanheira.

Paulinha, como é conhecida, perdeu a mãe, Lenira Licheski, recentemente, e tem o pai, Ivan Justino, sob cuidados médicos em Juína. Ela sabe que a vacina representa um anelo de esperança nos cenários sombrios criados pela doença.

Segundo Paulinha, começaram a ser vacinados os idosos da faixa etária dos 70 aos 74 anos, em ordem decrescente, e a imunização continua aberta para os que estão acima deste parâmetro mais ainda não procuraram o Pronto Atendimento da cidade, às margens da BR 174.

Entre os que já foram imunizados nesta quarta feira, 31, está o Sr. Vicente Ferreira Munir, de 74 anos, um dos que venceram a luta contra o vírus em Castanheira.

Até o momento 462 doses de vacina contra a COVID 19 foram aplicadas em Castanheira, sendo 350 da 1ª dose e 112 da segunda. Deste montante, 82 primeiras doses foram aplicadas em trabalhadores da saúde, que receberam, também, 62 segundas doses. Quatro idosos institucionalizados tomaram as duas doses e 264 primeiras doses foram aplicadas em idosos com idade acima de 75 anos. Desta faixa etária 46 segundas doses já foram ministradas. Até o início desta manhã, 260 doses estavam em estoque.

De acordo com dados recentes, ainda existe resistência entre alguns em relação a imunização e uma das muitas lutas da pasta dirigida por Ivania Tigre tem sido mostrar sua importância, que tem sido comprovada pela queda nos índices de contaminação e óbitos em países que já conseguiram avançar no processo, como Estados Unidos e Israel.

Mais cilindros

O risco de faltar oxigênio em Castanheira, nos próximos dias, está sendo afastado. Depois da Energisa fazer a doação de 10 cilindros, o Governo do Estado está disponibilizando ao município outras 10 unidades que estão vindo de Sinop.

Recentemente Castanheira estava na lista dos municípios do Estado que corriam o risco de colapsar em relação a este equipamento, desenvolvido em alumínio, que armazena gás comprimido ou liquefeito, fornecendo oxigênio puro aos pacientes.

Dedetização

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Juína esteve em Castanheira nesta semana, fazendo trabalho de dedetização no Paço Municipal, no centro da cidade, e no Pronto Atendimento da cidade, às margens da BR 174.

A ação é um dos métodos utilizados pelo órgão no combate e prevenção da propagação do novo coronavirus causador da Covid 19.