Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Horta da Casa Lar já produz

Data: Terça-feira, 13/04/2021 13:00
Fonte: Assessoria

Quando o foco de um projeto social é a criança, especialmente aquelas que estejam afastadas dos pais por decisão da justiça, poucos são tão relevantes como uma horta. A equipe que atua no cotidiano da Casa Lar Aconchego de Luz, que funciona nas antigas instalações da Policia Militar, nos altos do Bairro Guadalupe,  em Castanheira, teve este olhar e já colhe os benefícios, na forma de produtos da terra.

Numa prova de que basta querer para acontecer, o espaço, que começou a ser implantado no começo do ano, já está disponibilizando para melhorar o cardápio diário rúcula, alface, quiabo, melancia, abóbora, salta, coentro, maxixe, couve, alecrim, pepino, hortelã e até vick, que tem bons resultados como remédio em tratamento da gripe.

A coordenadora da Casa, Joana Selma de Jesus, destaca os aspectos positivos do projeto, pois além de contribuir para uma alimentação mais saudável e economia,  funciona como terapia da mente. Existem evidências científicas que comprovam que o cultivo de planta, independentemente do tipo ou espécie, ajuda a manter uma boa saúde mental, porque o contato com a terra, o carinho e o cuidado de atividades como de uma horta, fazem com que o estresse e a ansiedade fiquem em segundo plano.

Segundo Joana Selma, diversas atividades têm sido desenvolvidas no espaço, além da horta, através do trabalho das cuidadoras Luana Oliveira Nenevê, Maria Neide Gomes dos Santos, Dalva Carmo da Cruz, Sueli Carmo da Cruz e Marilene Batista, designadas pela Secretaria de Assistência Social.  O objetivo da instituição é reproduzir o dia a dia de um ambiente familiar. "Temos nos empenhado para isto", conclui.