Crianças recebem homenagens pelo seu Dia "D"

Data: Sexta-feira, 08/10/2021 13:00

Uma das datas mais aguardadas do ano se aproxima: o 12 de outubro, Dia das Crianças. Pela tradição, muitas delas têm expectativa de receber presentes dos pais e homenagens (e até presentes) na Escola onde estudam, Igrejas e outras instituições, como as que trabalham com projetos sociais.

Outra tendência sobre o dia é que geralmente as homenagens são feitas antes da própria data, criada no Brasil em 1924, através de decreto presidencial e só popularizada a partir da década de 1950.

No âmbito do governo municipal, as Secretarias de Assistência Social, Educação e Cultura e Esportes, que desenvolvem atividades voltadas para os chamados pequenos, já se movimentaram em torno do dia.

Social

A Secretaria de Assistência Social, que tem diversos programas voltados para as crianças, está voltando aos poucos com as atividades, devido às restrições dos tempos de Covid 19. Pelo menos as que estão na faixa etária acima dos 06 anos já estão sendo atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Segundo a Secretária Elizabeti Hubner, algumas atividades alusivas ao dia foram realizadas para as 26 crianças que já reapareceram no espaço que existe para elas, no Bairro Santa Rita, coordenadas pela orientadora social Marilena Batista. Em um dos momentos elas foram contempladas com presentes doados pela empresa Tota Embalagens.

Educação

Na Escola Municipal Castanheira, na Escola D. Pedro, no 3º Assentamento e na Creche Municipal, as crianças já foram homenageadas. Na escola do Novo Horizonte a comemoração acontece no próximo dia 12.

Ao longo do ano a Secretaria Municipal de Educação e Cultura agenda diversas atividades voltadas para as crianças, além das vivências de sala de aula. Como em todos os setores, a pandemia restringiu as ações deste ano. Mesmo assim algumas foram pautadas, como o Concurso de Redação e Desenho com o tema “O impacto das queimadas no meio ambiente”.

Esporte

A Secretaria Municipal de Esportes também definiu atividade para celebrar a data. No dia 12, a partir das 16 horas, tendo como ponto de partida a Igreja da Santa Rita, no Bairro homônimo, acontece um Passeio Ciclístico. No local de chegada, na Praça 04 de Julho, o Secretário Ernane promete surpresas aos participantes.

Na agenda da pasta, as crianças têm sido lembradas com diversos projetos. Um deles, que se desenvolve ao longo do ano, oferece escolinhas de futebol, projeto coordenado por Valdeci Galdino.