Programa União Faz a Vida teve mais uma edição em Castanheira

Data: Sexta-feira, 04/03/2022 14:00
Fonte: Site Castanheira News

Na última segunda feira, 28 de fevereiro, 27 professores do município de Castanheira, que atuam na educação infantil, nas zonas urbana e rural, participaram de mais uma edição local do Programa União Faz a Vida (PUFV), do Sicredi, feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Trata-se do maior projeto de educação daquela instituição, envolvendo, anualmente, a capacitação de 180 mil educadores, em 2.600 escolas, em 470 cidades de 11 Estados da federação.

Em termos práticos, ou seja, na aplicação dos conceitos apreendidos, em torno de 3.7 milhões de crianças e adolescentes são alcançados. O objetivo final, como explica a coordenadora do PUFV em Castanheira, Claudineia Gonçalves, é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.

Ao longo do dia, a programação incluiu um momento motivacional, na abertura, dinâmica dos bonecos, leitura de textos, entre eles “Cidadania”, “Cuidar e Educar”, e “Educação Integral”, concluindo com um debate, atividades centradas num foco, os saberes escolares.

Consolidado e com resultados positivos comprovados, o programa, que se utiliza de metodologia própria, foi lançado em 1995, depois da observação de que seria importante promover a educação para um mundo mais cooperativo.

Embora a trajetória do Sicredi tenha raízes no início do século passado, a união das cooperativas começou a se consolidar nos anos 1980. No início da década seguinte, em 1992, a ideia do programa começou a ganhar forma, se consolidando três anos depois, após visita de alguns de seus líderes a capital do Uruguai, Montevidéu.

A Secretária de Educação do município, Rosenir Monteiro Melo, que participou das atividades, desenvolvidas ao longo de dois períodos, com a direção da Escola Municipal Castanheira, destaca o privilégio do município estar incluído  no programa e a relevância do aprendizado no dia a dia da comunidade escolar.