UDR mantém rotinas com foco na melhoria da qualidade de vida

Data: Sexta-feira, 07/10/2022 09:00

Na Av. dos Trabalhadores, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes, antiga Academia de Saúde, no limite entre os bairros Guadalupe e Santa Rita, em Castanheira, um dos espaços mais importantes para a o ideal de melhoria da qualidade de vida da população mantém uma rotina de serviços em pelo menos três áreas: fisioterapia, assistência social e psicologia.

Trata-se da UDR, Unidade Descentralizada de Reabilitação João Sebastião Ramos, sob coordenação, desde janeiro de 2022, da fisioterapeuta Ruth Rodrigues dos Santos.

Segundo Ruth, o setor teve o ingresso recente da psicóloga Roberta Ferreira de Morais, com serviços já prestados na Secretaria Municipal de Saúde. Deixou a Unidade, Gabriel Moura, responsável pelas rotinas do setor, que inclui atendimento clínico, palestras e trabalhos em grupos. “Somos gratos a ele pelos bons serviços prestados e damos as boas vindas à Roberta”, diz.

A UDR local faz parte de uma rede de atendimento da Secretaria de Estado de Saúde, com apoio dos órgãos municipais, que oferece serviços voltados para a reabilitação integral dos usuários do Sistema Único de Saúde, de todas as idades e segmentos, em procedimentos internos e externos.

Ao longo da semana, de segunda a sexta, das 07 às 17 horas, além do atendimento na própria unidade, a UDR desenvolve ações coletivas descentralizadas em diversos espaços, como programações voltadas para os idosos e para os funcionários da Prefeitura, através do projeto “Saúde dos Trabalhadores”.

A agenda semanal também inclui visitas domiciliares, para o atendimento a pessoas que não podem fazer deslocamento, e atendimento psicológico as terças e quintas ao público da região do Vale do Seringal.

Entre os métodos terapêuticos oferecidos em Castanheira estão a fisioterapia, a hidroterapia e a equoterapia, neste caso específico como apoio, todas as sextas feiras, no período vespertino, ao trabalho coordenado no município pela Associação Amigos da Equoterapia.

Embora atenda todos os públicos, a partir da concepção, a relevância da UDR pode ser medida, entre outros parâmetros, pela constatação do envelhecimento da população global, que implica no aparecimento de doenças crônicas, que impõe a necessidade de implementação dos serviços de reabilitação, em todos os seus aspectos.

“No que podemos oferecer queremos atender da melhor maneira possível”, destaca a coordenadora Ruth.