Saúde: A alegria de Erica Elisandra por uma conquista

Data: Quarta-feira, 12/07/2023 09:00

A foto da fisioterapeuta Ruth Rodrigues dos Santos, numa cadeira de rodas, ladeada pela jovem Erica Elisandra e sua mãe, traduz um momento de alegria por uma vitória: a primeira cadeira de rodas com intervenção eletrônica ou motorização conquistada por uma gestão local.

Ruth conta que se solidarizou desde o primeiro momento com a história de Erica, que vinha sofrendo por falta de locomoção, apesar dos esforços da mãe Maria Conceição Cordeiro em ajuda-la.

Ela destaca a eficiência do Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa, de Cuiabá, pois o pedido foi realizado em março e a concessão passa por várias etapas, uma delas a confecção sob medida da cadeira como forma de atender melhor as necessidades individuais de cada pessoa.

Segundo Ruth, a Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, já enviou pedido para concessão de mais duas cadeiras do mesmo modelo.

Estudos indicam que as pessoas que se utilizam deste modelo de cadeira têm experimentado melhorias em suas vidas, devido a tecnologia inovadora que a mesma oferece, passando a ser parte essencial da vida dos que têm mobilidade reduzida.

Animada com novas possibilidades, a fisioterapeuta destaca o trabalho em equipe como fundamental para a conquista de Erica, lembrando o apoio do prefeito Jakson de Oliveira Rios e sua equipe, pessoal da UDR, Secretária Ana Paula Vargens e Marisa Jardini.