Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Dia Nacional de Vacinação: Saúde mantém atendimento 100%

Data: Terça-feira, 17/10/2023 10:00
Fonte: Asse

Para reforçar a importância das vacinas, o Brasil comemora, nesta terça feira, o Dia Nacional da Vacinação, uma data criada para promover a importância da imunização no controle de epidemias.

Em Castanheira, representantes do setor lembram, citando literatura sobre o tema, que as vacinas são um marco na história da saúde humana, pois de acordo com dados da Oreganização Mundial de Saúde, salvam a vida de 3 milhões de pessoas a cada ano.

As vacinas têm importância histórica para erradicação ou diminuição da incidência de várias doenças graves, como varíola, caxumba, gripe, poliomielite, rubéola, sarampo e tétano. Uma das provas da eficácia do uso delas é a possibilidade de erradicar doenças, como no caso da varíola. O último registro da enfermidade no mundo é de 1977.

“Aqui mantemos uma rotina de vacina, de segunda a sexta, disponibilizando todas elas, pra todas as faixas etárias”, destaca Eliane Terezinha Marinho, responsável pelo setor.

Segundo ela, o setor continua operando contra a Covid 19, disponibilizando a vacina segunda, terça e quarta para os aduLtos e nas quintas para as faixas etárias de 6 meses a 12 anos. Na sexta, mantém o atendimento de rotina, mais febre amarela e tríplice viral porque a validade delas é de 6 horas. Já a BCG é agendada a cada 15 dias.

Eliane observa que o Dia D da Campanha de Multivacinação será no próximo dia 28, na UBS Urbano, no Bairro Guadalupe. Neste dia, todas as vacinas, preventivos de colo de útero e outros serviços serão disponibilizados.