Dia do Médico: Dr. Thiago Possmoser Santos destaca trabalho em Castanheira

Data: Quarta-feira, 18/10/2023 16:00

Dr. Thiago Possmoser Santos é um dos quatro médicos que atendem na rede pública de Castanheira, com serviços prestados no Pronto Atendimento e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vale do Seringal, que atende moradores de quatro assentamentos. Ele é um dos profissionais que recebem neste 18 de outubro, em todo país, menção honrosa, a propósito do Dia do Médico.

Natural de Espigão do Oeste, município a leste de Rondônia, com mais de 30 mil habitantes, casado, pai da garotinha Ana Clara, encontra-se em Castanheira desde março de 2022, sendo mais um a testemunhar algo próprio da terra dos castanheiros, que é o acolhimento. E vai mais longe, ao observar que “com certeza” é o melhor lugar que já morou.

Enquanto médico, ele destaca que um dos grandes desafios de seu trabalho é conciliar os conhecimentos da medicina tradicional com os das tradições populares. “As populações rurais e urbanas de utilizam de remédios caseiros, mas procuram o doutor”, lembra. “Trabalhamos juntos para desmistificar a imagem de que só os médicos têm razão”.

Talvez o carinho da população por seu trabalho resulte de sua filosofia, respaldada na junção dos dois pensares. “Não fico somente com a razão, procuro falar a linguagem que eles entendem; nos nivelamos pela linguagem e quanto mais houver troca de saberes, maior a confiança no tratamento”, pontua.

A propósito deste pensar, observa que já percebeu efeitos positivos dos remédios caseiros, contribuindo no processo de cura e controle de algumas doenças, como diabetes e hipertensão, por exemplo.  “Temos que respeitar a cultura das populações tradicionais, pois o conhecimento dos mais antigos, pautado em medicamentos caseiros, os chamados raizeiros,  é muito importante para nós”.

Desafiado a deixar uma palavra específica a propósito do 18 de outubro, lembra que “ser médico é abraçar a responsabilidade de fazer a diferença na vida de cada pessoa que cruza seu caminho”.

Sobre atuar em dois contextos, no município de Castanheira, uma vez que atende tanto na cidade quanto na zona rural, diz que consegue conciliar bem as duas vivências. “Sei das dificuldades e não me importo com isto, pois o amor e o respeito ajudam a  superar qualquer dificuldade”.