Educação: Vem aí as Mostras 2023 do União Faz a Vida

Data: Terça-feira, 24/10/2023 08:00

Um dos momentos mais aguardados da educação ao longo do ano está para acontecer nas próximas semanas. É um fechamento com “chave de ouro”, pois trata-se da finalização da edição 2023 de um programa que envolve – e como envolve! – todos os atores do cotidiano escolar.

Estamos falando de mais uma edição do programa “A União Faz a Vida”, principal iniciativa na área de educação do Sicredi, realizado com a comunidade escolar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.

Os números apresentados pela instituição falam por si: são mais de 4.2 milhões de crianças impactadas no país, mais de 200 mil educadores envolvidos e mais de 3.900 escolas participantes em mais de 650 municípios de 15 Estados da federação. E Castanheira está neste mapa. “Um privilégio!”, dizem os envolvidos.

As exposições de trabalhos, com reproduções, em miniatura, de cenários da comunidade local, feitas anualmente, na verdade é o resultado final de um trabalho que envolve planejamento, treinamento, assessoramento e avaliação, de parte dos profissionais da educação e várias ações envolvendo a comunidade escolar, uma delas antecedendo a montagem dos cenários, as expedições, quando os alunos se deslocam para os locais definidos a cada edição, para conhecerem a realidade.

Em Castanheira, a responsável pela coordenação de todas as etapas é a professora Claudinéia Cardoso, que faz uma leitura otimista do projeto, por todos os valores envolvidos, especialmente aqueles que fortalecem o trabalho em equipe e a cidadania. Em outra ponta, Tereza Bruscagim, representando o Sicredi, destaca a relevância da educação cooperativa na vida daqueles que estarão a frente dos processos que movem a comunidade no amanhã.

Nesta semana tem início o período das mostras pedagógicas do programa em 2023, que atraem centenas de pessoas. A primeira, acontece na próxima quinta-feira, 26, das 15h15 às 17h00 na Escola Presbiteriana. Na próxima terça feira, 31, agenda será cumprida na Escola Rural Municipal Dom Pedro I, no 3º Assentamento, Vale do Seringal.

Segundo Claudineia as mostras se encerram no mês de novembro, obedecendo o seguinte roteiro: dia 1º de novembro, na Creche Municipal Pequeno Príncipe, das 08h às 09h30 e na Escola Municipal Castanheira, nos dois períodos; dia 16, na Escola Municipal Rural José de Alencar, no 4º Assentamento, das 13h às 16h30 e no dia 24 na Escola Jorge Amado, no Novo Horizonte, no período da tarde.

Confira em nossa Galeria de Fotos (Neste Site) alguns momentos do programa em Castanheira, em suas várias etapas.