Dia do Dentista: Profissionais de Castanheira destacam importância do tratamento

Data: Quarta-feira, 25/10/2023 07:00

Um profissional muito importante na rede de Saúde Pública tem mais um dia de celebração neste 25 de outubro. Trata-se do Dentista. Hoje é Dia do Dentista.  O “mais” deve-se ao fato dele também ser referenciado, todo ano, no dia 03 de outubro.

Aos que gostam dos “por quês”, a data internacional tem relação com a criação da primeira escola na América responsável pela criação de um curso de formação odontológica, a famosa Baltimore College of Dental Surgery, nos Estados Unidos, em 1840.

No Brasil a data nacional se deve a criação, em 1884, ou seja, 44 anos depois, dos primeiros cursos de graduação em Odonto no país, na Faculdade de Medicina da Bahia e na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Em Castanheira três profissionais atuam na área. Trata-se dos doutores, pela ordem alfabética, Gheysa, Queila e Reynaldo. Todos destacam a importância de cuidar dos problemas dentários, especialmente no aspecto preventivo.

Dizendo-se apaixonada pelo que faz e vendo a profissão como um presente de Deus em sua vida, Dra. Queila Rios, ressalta a importância do cuidado com os dentes tanto para a saúde, no processo da digestão, como para a aparência.  “Me alegro quando vejo as pessoas cuidando da boca”,

“Amo ser um instrumento de mudança no que faço e sempre alerto as pessoas no sentido de cuidarem bem dos dentes, pois nada substitui um dente 100%”, destaca Queila, formada na Universidade do Vale, de Governador Valadares e atuando na rede pública de Castanheira desde janeiro de 2005, tendo começado na vida profissional em Cuiabá.

Filha de Lins, São Paulo, residindo em Castanheira há 5 anos, Dra. Gheysa Almici lembra que “a saúde começa pela boca”.  Enfatiza que as pessoas precisam aproveitar que o município é bem assistido na área, oferecendo serviços como extrações, restaurações, raspagem e encaminhamentos para todas as idades.

Reforçando uma leitura de equipe, destaca a importância das visitas periódicas nos espaços oferecidos pelo município, nos PSF’s Urbano, Rural e Vale do Seringal, no Terceiro Assentamento, evitando assim problemas mais graves na saúde em geral.

“Odonto para mim está além dos dentes! É sobre ser alegre, sorrir, ter vontade de viver; é permitir ao paciente ter auto estima; é sobre fazer o bem e se alegrar com isto”, diz.