Neste sábado tem Dia D de vacinação em Castanheira

Data: Sábado, 28/10/2023 00:47

As mais de vinte vacinas disponibilizadas na rotina do sistema de saúde do município de Castanheira, como acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país, serão disponibilizadas neste sábado, 28, no PSF Urbano, no Bairro Guadalupe.

Hoje é mais um Dia “D”, organizado pela equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde para oferecer ao castanheirense mais uma oportunidade de colocar em dia a atualização da Carteira, medida essencial diante de sua obrigatoriedade em vários cenários, como, no caso das crianças, no ato da matrícula no ano escolar.

Mais do que uma exigência burocrática, a vacinação é importante por seu caráter preventivo, como lembra o Dr. Adelmo Figerno da Silva, clínico geral e infectologista, citando como resultado, entre outros, a diminuição de internações, a redução de gastos e acima de tudo a erradicação de doenças, salvando vidas.

Com ênfase na vacinação como um ato de amor, nesta sexta, 27, houve uma passeata pelas ruas da cidade, no contexto de uma mobilização que teve a presença do prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, profissionais do setor e o Zé Gotinha, com paradas estratégicas. Em clima de alegria o recado dado foi para que especialmente os pais e avós encaminhem as crianças para o PSF Urbano.

A coordenação avisa que no local haverá uma série de atrações para as crianças, como Pula Pula, algodão doce e distribuição de prêmios. Além da disponibilização de todas as vacinas, menos a BCG, serão realizados exames preventivos. Como saúde é responsabilidade de todos, espera-se que haja grande adesão da população.