Biblioteca Castro Alves: Onde a sabedoria tem lugar

Data: Terça-feira, 31/10/2023 13:00

Um dos lugares mais divertidos de Castanheira, especialmente para as crianças, não é o Vale Verde, nem são as pedras gigantes de alguns sítios, as pescas à beira rio ou os passeios nos finais de semana nas áreas rurais, embora todos eles tenham seus encantos.

Nem todos sabem que este lugar, onde o lúdico encontra plenitude na magia dos contos, histórias e outros meios, está na Av. Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Santa Rita. A Biblioteca Municipal Castro Alves, como é próprio deste espaço, oportuniza viagens ao mundo, sem sair de Castanheira, e acesso a informações de vários campos do conhecimento.

Ao serem encontrados por lá, e permitirem uma foto para a história, Ana Eloisa Horácio, Rebeca Via dos Santos e Mariana Iasmin Ferreira Galdino Torres, buscavam mais títulos para conhecerem. Segundo elas, o estímulo vem de casa e dos professores da Escola Municipal Castanheira, onde estudam, no período matutino.

O espaço de milhares de temas, em áreas diversas, como clássicos, história, romances, livros pra juventude, contos infantis, entre outros, revistas como a Innovare News, com 20 números editados em Castanheira, é cuidado, no dia a dia, por Iracema de Oliveira Miranda e Karla Cardoso Ramos, das 06 às 12h e das 13às 17h, de segunda a sexta-feira, sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Segundo elas, os livros infantis são os mais procurados. Os adultos, porém, deveriam visitar o local e fazer o cadastro, considerando que muitas obras reconhecidas do mundo literário ali são disponibilizadas. Os preços nem sempre são acessíveis para os que desejam compra-las.

No caso das crianças, estudiosos apontam para a relevância da leitura, pela contribuição que dá ao processo de desenvolvimento, sendo o ponto de partida para a construção da identidade.  Ler histórias, por exemplo, é uma forma de produção de sentidos e afetividade, que pode contribuir para a expansão da forma de ver e desvendar o mundo. Talvez pelo jeito que as coisas estão, os homens precisem ler mais. A dica está dada.