Nova Feira do Produtor premia esforços de família ícone de Castanheira

Data: Sábado, 04/11/2023 14:00

Quem passou neste sábado, 04, no encontro das ruas Erna Sueli Leitner e João Brasil, no centro da cidade, onde está em construção a Feira do Produtor, encontrou uma única referência ativa deste meio de vendas que prestigia os frutos da terra: a barraca da família do Sr. Jaime Bruno, pioneiro paraibano de Santana dos Garrotes, cuidada por Grinalda do Carmo Bruno

Ela é uma das cinco filhas que juntamente com ele e Dona Osmerina Regi Bruno, representam um modelo de quem vive em plenitude o cotidiano da agricultura familiar no município desde 02 de agosto de 1983, ou seja, há pouco mais de 40 anos.

A força da produção do Sítio Campina Verde, gerada num modelo onde cada um dos sete moradores cumpre uma função específica,  pode ser medida pelas opções oferecidas a quem busca a barraca solitária: pão caseiro, bolacha, rosquinha, cueca virada, amendoim torrado, torresmo, farinha de mandioca, rapadura, ovos, mel, melado, queijo, caldo de cana, carne de porco, linguiça, frango e peixe.

Grinalda e sua família estão otimistas em relação ao futuro próximo, ao verem o avanço das obras, orçadas em R$ 443.170.43, recursos oriundos do governo federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com contrapartida do município.

Em termos da atual gestão municipal, será o resgate de mais uma tradição que se perdeu com o tempo em Castanheira. O local onde a Feira do Produtor funcionou, de forma mais efetiva, no Bairro Santa Rita, embora amplo e com boas condições, acabou sendo desativado por várias circunstancias. De lá para cá os feirantes diminuíram, chegando ao limite mínimo.

Para os Bruno’s será mais um avanço nestas 40 décadas de presença no município. Viram Castanheira evoluir de um tempo em que as onças ainda eram vistas à beira da hoje MT 174, para a chegada da luz e mais recentemente a pavimentação asfáltica, uma vez que a propriedade está no km 03, em trecho já executado, na direção de Juruena.

Mesmo que não queiram, a persistência em manter uma referência de feira na cidade de Castanheira insere seus nomes em mais um capítulo da história da qual já fazem parte, como pioneiros. Agora, como exemplo de pessoas que não desistem. A volta da Feira em lugar próprio, em melhores condições, premia este esforço.