Quando 2024 chegar

Data: Segunda-feira, 06/11/2023 14:00

Quem está alguns anos sem visitar Castanheira, especialmente os 10 últimos, se surpreende com o volume de obras executadas. Em todas elas, o atual prefeito, Jakson de Oliveira Rios Júnior, deixou sua marca. Primeiro, como atuante chefe de gabinete em duas gestões de Mabel de Fátima Milanezi Almici. E, agora, como prefeito.

Os desafios enfrentados tem exigido labor e determinação, pois os recursos do município seriam insuficientes para obras como a pavimentação de quase toda cidade – o alvo de chegar aos 100% está quase lá -, resolver o dilema das velhas pontes de madeira e bueiros, encurtar distancias de estradas vicinais, e, antes de tudo, estruturar o parque de máquinas, dotando-o de capacidade para atender as demandas essenciais.

De tempos para cá o castanheirense já se acostumou com novidades, incluindo a realização de sonhos antigos, em vários setores, muitos fruto de parcerias que foram buscadas mediante outra marca de gestão, os constantes deslocamentos a Cuiabá e Brasília.

A lista é enorme, como a resolução do problema da falta de vagas na Creche, com a construção de uma moderna unidade,  o mesmo acontecendo com a Casa dos Idosos, no Bairro Santa Rita, a renovação e ampliação da frota escolar, construção de novos PSF’s, um na cidade outro na zona rural, e a compra de diversos equipamentos para o setor de saúde, entre eles Raio X Digital, Ultrassom e Aparelhos de eletro com laudo, ozionioterapia, bioquímica, espirometria e hematológico.

Com este histórico de realizações, existe a expectativa de que o ano de 2024 mantenha a marca de boas novas, pois além das obras de infraestrutura serem mantidas, em várias frentes, coordenadas pelo Secretário Mineirinho, se valendo do apoio de nomes como o vice-prefeito Jandir Scheffler, outras obras estão em execução.

O novo Ginásio Poliesportivo, orçado em R$ 3.617.682,00, resultado de convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, e a Feira do Produtor, avaliada em R$ 443.170.03, tendo como agentes participantes o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal, em construção, são aguardados com grande expectativa, premiando duas classes importantes para o dia a dia do município: esporte e produtores rurais que atuam no segmento da agricultura familiar.

Na busca de um simbolismo para o que se faz na realidade do aqui e do agora, encontramos uma referência, logo no começo da linha João Paulo, na direção do Vale do Seringal, cujos primeiros quilômetros foram pavimentados. A quebra de um morro. Este serviço contabiliza, na agenda da Secretaria Municipal de Obras, dezenas de incursões. E se os morros, na literatura, lembram obstáculos a serem vencidos e este desafio tem sido encarado, de forma corajosa, com resultados significativos, ninguém duvida que, apesar das dificuldades do cenário econômico global, o novo ano manterá, em Castanheira, uma rotina de avanços.