Setor de pontes incorpora novas tecnologias

Data: Segunda-feira, 13/11/2023 08:00

Quem acompanha o dia a dia do setor de Obras do município de Castanheira, conduzido pelo Secretário Anderson Fernandes Mota, percebe, entre outros detalhes, o empenho da equipe em aperfeiçoar o trabalho. Um exemplo vem do setor encarregado de uma das prioridades estabelecidas para a zona rural, que é substituir pontes.

A meta de mais de 50 estruturas novas, por ano, com base de concreto, tem sido mantida e com processos construtivos diferenciados, como se observa na frente atualmente em curso na linha 03, na região cortada pelo conhecido Corgão, expressão popular usada para designar seu denso córrego.

No início do ousado projeto fez-se uso dos tubos redondos de concreto. Num segundo momento, optou-se pelas aduelas pré-fabricadas em concreto armadas transversais retangulares ou quadradas. “Isto significou um grande avanço”, lembra o prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, acrescentando um “mas...”.

Como o setor de construção civil incorpora avanços contínuos, uma das novidades do mercado foi incorporada ao dia a dia do trabalho realizado sob o comando do vice-prefeito Jandir Scheffler: os tubos metálicos flexíveis, com tecnologia de ponta. “Eles são fabricados em aço corrugado de alta eficiência e resistência”, observa Juninho.

Jandir, por seu turno, destaca a economia, versatilidade e rapidez na montagem que o novo material proporciona, reduzindo custos e prazo de entrega das obras. Com isto acredita que a estatística, em 2024, apresentará avanço substancial.

Na área atualmente contemplada com o benefício, sempre existem enchentes e as três pontes de madeira encontravam-se bastante danificadas, em função dos desgastes naturais do tempo. Com os novos cenários, que incorporam, também, obras complementares como a eliminação de uma curva num ponto estratégico da vicinal, o presente de Natal para os produtores da região já chegou.