Volta do futebol de campo em Castanheira: O passado e o presente se reencontram

Data: Terça-feira, 21/11/2023 15:00

Ao definir como uma das prioridades do setor de esportes do município em 2024 a melhor utilização do Estádio Municipal de Castanheira, o Secretário de Esportes e Lazer, professor Júlio Cézar Augusto do Nascimento desperta muitas lembranças entre os castanheirenses.

A pauta agrada ao prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, que tem se empenhado em resgatar tradições. Neste sentido, ter o público de volta ao Estádio para tardes ou noitadas de bom futebol, é reviver momentos felizes.

O Estádio Municipal de Castanheira chegou a ser referência de praça esportiva do futebol e atletismo na região noroeste, atraindo competições envolvendo equipes e delegações de seus vários municípios, em eventos memoráveis.

“Sua construção de seu na primeira gestão do Dr. Jorge Arcos, entre 1993 e 1996”, lembra Ivania Tigre, que tinha o sogro, Giba, como vice-prefeito. Se iniciou no final de 1994, com obra finalizada em 1996, dispondo de pista de atletismo, arquibancadas de cimento, vestiários, um avanço para a época.

Sempre atento aos ciclos históricos do município e acompanhando de perto as obras estruturais do momento, Jacó Jorn destaca que o trabalho era executado em dois turnos, envolvendo uma grande frente para retirada de terra.

Outro avanço para a época foi o processo do plantio de grama, numa estratégia liderada por um engenheiro vindo de Cuiabá – o Chico.

Revivendo lembranças dos tempos antigos, Aldeci Vargens, esposa do saudoso Arrival Gonçalves Rios, ex vereador, presidente da Câmara e vice prefeito na segunda gestão de Jorge Arcos, guarda o plano de governo da gestão vitoriosa. No item da coordenadoria de esportes, a construção de um estádio era a prioridade maior, seguindo-se a construção de um Ginásio Poli Esportivo.

Coincidentemente, o professor Júlio vive um momento em que, a revitalização do Estádio, em curso, tem o cuidado com o gramado como uma das prioridades e a agenda de futuro insere a inauguração do novo Ginásio Poliesportivo. Ou seja, o passado e o presente se reencontram, de forma positiva.