Trabalho de profissionais é destacado no Dia Nacional de Assistência Social

Data: Quinta-feira, 07/12/2023 10:00

O 7 de dezembro, na agenda que define datas especiais no país, celebra o Dia Nacional de Assistência Social. A data, instituída no mesmo dia em que foi promulgada a Lei Orgânica de Assistência Social, em 1993, homenageia a todos os profissionais que trabalham diretamente na garantia dos direitos especialmente das pessoas mais vulneráveis.

A propósito, a Secretária Municipal de Assistência Social, Amaziles Eleto, a Tuíta, destaca a relevância do trabalho desempenhado por sua equipe na missão de atender as pessoas em situação de vulnerabilidade e na defesa dos direitos sociais, contribuindo para conferir a elas um convívio mais harmônico e digno.

Sua pasta, como as demais em todo o país, tem a responsabilidade de operacionalizar a política de Estado de assistência social mediante a oferta de serviços, programas, projetos e benefícios que visam garantir a proteção social da população brasileira, principalmente daqueles que vivem em situações de desproteção social. Como na Saúde, onde o SUS é referência, nesta área o país também se destaca em relação a seus pares sul-americanos.

Atuando na linha de frente das atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social, Claudineia Elisabeti da Silva Hubner lista alguns programas e serviços do setor em Castanheira que ilustram as conquistas em prol dos menos favorecidos, como o Programa Criança Feliz e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa, o Cadastro Único, o trabalho de orientação em relação aos benefícios previdenciários e o Bolsa Família, relacionados ao governo federal e o Programa Ser Família, do Governo do Estado, além de acompanhamento de programas habitacionais, quando pactuados.

Para atender essas demandas, a Secretaria de Assistência Social do município tem avançado estruturalmente nos últimos anos, sendo contemplada com uma moderna sede física, no Bairro Santa Rita, um Centro de Eventos dos Idosos, com piscina em anexo, Academia de Saúde, além de amplas instalações para as atividades do CRAS, no Bairro Noga. O setor também foi contemplado com um ônibus para transporte dos idosos, que brevemente deve chegar ao município.

Mais importante do que estruturas, contudo, o trabalho dos profissionais do setor tem sido decisivo para o enfrentamento das desigualdades sociais e consequentemente para a diminuição de problemas como a segregação, discriminação e violência contra os chamados grupos invisibilizados. Daí a importância da data pela relevância dos temas que são compartilhados. “É um dos dias especiais de nossa agenda”, conclui a Secretária Amaziles.