Cafeicultores terão Encontro em Castanheira

Data: Quinta-feira, 08/02/2024 09:00

Como parte do incentivo que se faz à produção de café no município de Castanheira desde meados da década passada, um evento, no próximo dia 23 de fevereiro, em três cenários, confirma que a aposta deu certo. Neste dia acontece o 1º Encontro da Cafeicultura em âmbito local.

Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, o principal cenário do evento será o Sitio São José, de Tapira e Zeni, na Linha 01, começando com Café da Manhã, às 09h, e visita a dois espaços de produção - café com 12 e 24 meses de idade, neste caso em produção - com monitoramento do engenheiro agrônomo Ronaldo Benevides, da EMPAER de Colniza. No local também haverá almoço, encerrando o primeiro momento.

No período da tarde o evento prevê visita, às 13 horas,  ao Viveiro Municipal, onde a Secretaria Municipal de Agricultura desenvolve um projeto de produção de mudas, seguindo-se deslocamento a uma lavoura de 36 meses de idade, já em segunda safra, na propriedade do Sr. José Carlos, às 14 horas, também com monitoramento do engenheiro Ronaldo. O encerramento está previsto para às 15h30.

Segundo Paulo Horodenski, Secretário de Agricultura, um dos objetivos do Encontro é reunir os atores da cadeia produtiva do café no município de Castanheira e demais interessados,  ampliando o conhecimento sobre cultivo e questões relacionadas.

Paulo Horodenski é um dos entusiastas da cafeicultura como opção à agricultura familiar. Ele fez uma das viagens de representantes da Secretaria em busca de conhecimento. Em 2020, com o engenheiro agrônomo Tiago Marim, da EMPAER, esteve em Alto Alegre dos Parecis, uma das referências da produção em Rondônia, de onde trouxeram material genético para ampliação do estoque de mudas do Viveiro Municipal.

O I Encontro da Cafeicultura de Castanheira é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e da EMPAER.