Agricultura anuncia 20º Torneio Leiteiro

Data: Terça-feira, 12/03/2024 09:13
Fonte: Castanheira News

Todo ano, quando “baixam as águas”, segundo linguajar popular, em Castanheira, no noroeste de Mato Grosso, os olhares dos que labutam na terra se voltam para a Secretaria Municipal de Agricultura, na expectativa das primeiras informações sobre o maior evento do setor, no município, o Torneio Leiteiro.

A equipe de Paulo Horodenski já liberou a primeira.  O evento, em sua 20ª edição, vai acontecer de 23 a 26 de maio, no Parque de Exposições da cidade, e um dos objetivos é superar o sucesso da edição de 2023, avaliada como uma das melhores, especialmente quando o parâmetro é movimento.

O evento é tão significativo em Castanheira, que dificilmente quem mora no município não saiba contar um pouco de sua história, especialmente os inícios, com origem mais remota na iniciativa de um Lacticínio, o Farfalla, à época pertencente ao Sr. Berteli, mais tarde referenciado como Lacticínios Princesa Alessandra. “Foram cinco edições neste formato”, Lembra Olivia Rios, da equipe gestora na atualidade.

De lá para cá – estamos falando do ano de 1995 – muitas histórias. Uma delas lembra a lei 374, de 2001, que instituiu a Semana Municipal dos Produtores de Leite do município de Castanheira, resgatando o evento, interrompido com a venda do Lacticínio Farfalla. Desde então o órgão gestor passou a ser a Secretaria Municipal de Agricultura.

Histórico elaborado pela Secretaria destaca que em alguns anos o Torneio deixou de ser realizado, entre eles uma edição nas gestões dos ex prefeitos Genes Rios, Mabel de Fátima Milanezi Almici e do prefeito atual, Jackson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, neste caso em razão da pandemia da Covid 19. De todas as edições os produtores com maiores participações foram Alécio Gonçalves Rios, Amilton Sant’Anna e Adones Murcio Procópio.