Começou mais um Mutirão de Limpeza na cidade

Data: Segunda-feira, 01/04/2024 21:00

Com o aumento considerável do caso de dengue em todo país, a Prefeitura Municipal de Castanheira, através da Secretaria de Saúde, deu início, localmente,  nesta segunda feira, a mais um Mutirão de Limpeza Urbana, começando pelo Bairro Guadalupe, a coleta de entulhos que podem ser criadouros do mosquito.

O caminhão encarregado da coleta vai passar nas ruas do Bairro Guadalupe até o próximo dia 05. De 08 a 12 de abril será a vez do Bairro Santo Antônio, de 16 a 19 no Bairro Santa Rita, nos dias 22 e 23 no centro da cidade, 24 a 26 no Bairro Noga e nos dias 29 e 30 no setor de serviço. A orientação é que os moradores deixem os entulhos de seus quintais na frente da residência nos dias indicados.

A medida é importante, uma vez que estudos indicam que 75% dos focos de proliferação do Aedes Aeghypti está dentro das residências. Por isto se faz necessário que os quintais estejam limpos. E com a possibilidade de algumas pessoas argumentarem que é difícil o descarte deste lixo excedente, o setor de Saúde está fazendo a sua parte.

Como no caso da proliferação da doença cada dia é importante, alguns cuidados universais, indicados em várias campanhas de conscientização, precisam ser lembrados neste momento, entre eles a urgência de se desfazer de águas paradas, manter caixa d’agua fechada e descartar o lixo de maneira correta, entre outros.

No caso de terrenos baldios sujos ou entulhos descartados indevidamente, como é comum, infelizmente, alguns fazerem em vários lugares da cidade, especialmente a região do Aeroporto, é preciso denunciar na Vigilância Sanitária.

O mosquito da dengue se reproduz e cresce rapidamente, poucos dias de desatenção podem ocasionar o adoecimento de alguém e levar inclusive a morte.