Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Saúde: ACS's e ACE's celebram Encontro Regional

Data: Quinta-feira, 11/04/2024 20:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

Aconteceu nesta quinta-feira, 11, em Juína, no auditório da ASCOM/CDL, o 2º Encontro Regional Noroeste de Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e Agentes de Combate às Endemias (ACE’s), com Castanheira representada, entre outros, pela agente Luzia Auxiliadora Silva, da Saúde, e Lourival Alves da Rocha e Marli Dias, pela Câmara Municipal, esses como convidados. 

Segundo Luzia Auxiliadora, o evento foi relevante para mobilizar a categoria, trazendo informação e oportunizando o compartilhamento das experiências vivenciadas, além de Castanheira, em Juína, Brasnorte, Colniza, Juruena, Aripuanã, Cotriguaçu e Rondolândia. 

Entre os participantes, o Dr. Carlos Eduardo, coordenador técnico da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa, foi um dos palestrantes, discorrendo sobre “Leis e Deveres”. Ele destacou a importância da mobilização da categoria e anunciou que o Tribunal de Contas do Estado vai lançar em breve, na capital, o marco regulatório da categoria.

Ao falar da relevância do Encontro, por focar em direitos e deveres dos agentes, a agente de endemias Jaqueline dos Santos, da equipe de organização, afirmou que falta informação em muitos municípios, detalhe também citado pelo presidente do Conselho de Saúde de Aripuanã, Alfredo Campos. Por isto a satisfação dos participantes. 

Entre as conclusões do dia diferenciado, ficou evidente o déficit de agentes nos municípios, para atender a demanda, considerando que nem todas as áreas de visitas domiciliares tem cobertura permanente. Em Castanheira o recente processo seletivo focou nesta necessidade e a expectativa é que a carência seja suprida.