Encarregado (DPO) de Proteção de Dados: Cleire Carvalho  |  ouvidoria@castanheira.mt.gov.br  |  Tel. 66 3197-0000  |  Política de Privacidade
A-
A+
A
Contraste
Dislexia

O que você procura?

NOTÍCIA

Castanheira participou do 1º Fórum de Prefeitos pelos RPPS realizado pelo TCE-MT em Cuiabá

Data: Sexta-feira, 29/05/2026 08:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

O município de Castanheira esteve representado no 1º Fórum de Prefeitos pelos RPPS de Mato Grosso, realizado nesta quinta-feira (28), no auditório da Escola Superior de Contas, em Cuiabá. O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), em parceria com a Associação de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios Matogrossenses (Apremat).

Participaram do encontro o prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, a secretária municipal de Administração, Sonia Aparecida Pereira, a responsável pela previdência do município, Lidia Pinto, e Gilmar Rezer, contador da Prefeitura, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da previdência pública e a busca por uma administração cada vez mais eficiente e sustentável.

O fórum reuniu prefeitos, gestores, técnicos e especialistas de diversas regiões do estado para debater os desafios e avanços dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Entre os principais temas abordados estiveram os impactos da Resolução CMN nº 5.272/2025, a governança dos investimentos, a sustentabilidade dos regimes previdenciários e a importância da adesão ao programa Pró-Gestão.

A iniciativa integrou as ações desenvolvidas pela atual gestão do TCE-MT, presidida pelo conselheiro Sérgio Ricardo, voltadas ao fortalecimento da administração pública municipal e à qualificação da gestão previdenciária em Mato Grosso.

Durante a programação, especialistas e representantes de instituições nacionais ligadas à previdência pública destacaram a necessidade de planejamento, responsabilidade administrativa e aperfeiçoamento técnico para garantir segurança e estabilidade aos servidores públicos no futuro.

O presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), conselheiro Guilherme Antonio Maluf, ressaltou a importância da boa gestão dos recursos previdenciários. Segundo ele, uma administração eficiente dos RPPS assegura maior tranquilidade para que os servidores possam contar, futuramente, com o recebimento de suas aposentadorias.

A programação contou ainda com palestras de representantes do Ministério da Previdência Social, Atricon, ABIPEM e Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADEP/USP), consolidando o fórum como um importante espaço de debate e atualização para os municípios mato-grossenses.