Novo ano esportivo deve começar com Campeonato de Bocha

Data: Sábado, 29/12/2018 12:58

A primeira atividade da Secretaria Municipal de Esportes em 2019 está agendada para o próximo mês de janeiro. Será um Campeonato de Bocha, que contará com a participação de bochófilos de Castanheira e Juína. A equipe sob o comando de Jonas Pinheiro ainda define as regras do evento e em breve daremos melhores informações.

Sobre o esporte

Bocha ou boccia é um esporte jogado entre duas equipes, cada qual tendo direito a seis bochas (bolas) na modalidade trio, quatro bochas na modalidade de duplas - duas para cada atleta -, e quatro também na modalidade individual.

O esporte consiste em lançar bochas (bolas) e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou "remover" as bolas dos seus oponentes. As canchas devem ter dimensões de 30,50 metros de comprimento, 4 metros de largura e altura uniforme de 30 cm. Com prévia autorização da Comissão Técnica Arbitral Internacional - CTAI , da Confederação Sul-americana de Bocha - CSB e da Confederação Brasileira de Bocha e Bolão – CBBB poderão ser utilizadas canchas com dimensões de 24 m a 27 m de comprimento. A maioria de pessoas que pratica o esporte é composta de idosos, mas o quadro vem mudando nos últimos anos com a adesão de jovens ao esporte.

Origem

A origem da bocha (conforme alguns historiadores) remonta a um jogo praticado no Antigo Egito e na Antiga Grécia, em que se usavam objetos de formatos esféricos - pedras redondas.

Em Castanheira

Vários castanheirenses se dedicam ao esporte em pelo menos três canchas principais, estabelecidas no Guadalupe, Noga e no estádio municipal. O evento vai acontecer nesta última, que está recebendo cuidados especiais para as disputas.