Crianças terão mostra do Programa União faz a Vida

Data: Quarta-feira, 13/11/2019 14:00

Uma Mostra Pedagógica, no próximo dia 29, no Centro de Eventos Santo Antônio, das 13h30 às 16h. será o desfecho de um programa realizado pelo Sicredi com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Trata-se do “União faz a vida” 2019, que no Brasil envolveu mais de 284 mil alunos, 24 mil professores, 369 municípios em mais de 1908 escolas. Em Castanheira os professores e instituições participantes atuam nas Escolas Presbiteriana, Centro Educacional Municipal Pequeno Príncipe, Escola Municipal Castanheira, Escola Jorge Amado, Escola D. Pedro I e Escola José de Alencar.

Segundo a professora Claudineia Cardoso Gonçalves, coordenadora local, o programa veio ao encontro à resistência de alguns professores em trabalhar com projetos na sala de aula. A partir de um pequeno grupo deles, outros tiveram interesse em participar. Ao final, 41 se envolveram.

Depois das etapas de formações com os professores e discussões acerca da metodologia, centenas de alunos visitaram alguns espaços de produção do município, como Viveiro Municipal, definindo, após as visitas, seus projetos específicos. Esses trabalhos serão conhecidos do público na Mostra.

História

O programa União Faz a Vida começou oficialmente em 1995, depois que os gestores do Sicredi perceberam a importância de promover a educação para um mundo mais cooperativo. Antes, porém, em 1993, uma aproximação da instituição com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisas sobre Cooperativismo da Universidade do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, fomentou a ideia.

“O apoio do padre Roque Lauchner, então coordenador do Centro, foi fundamental para o desenvolvimento da ideia central de desenvolver um programa de educação cooperativa, criando uma metodologia focada no empreendedorismo e cooperação”, destaca histórico.