Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Com avanço do coronavírus Saúde alerta para medidas essenciais

Data: Terça-feira, 07/07/2020 19:00
Fonte: Assessoria

A propósito do avanço de casos confirmados da COVID 19 em Castanheira nos últimos dias, a Secretaria de Saúde voltou a lembrar nesta terça-feira, 07, a eficácia do distanciamento social, do uso de máscaras e da proteção dos olhos como medidas preventivas. 

Pesquisa financiada pela Organização Mundial de Saúde (OMS,), com a participação de profissionais de 16 países, que analisaram 172 estudos observacionais já publicados sobre a pandemia, indicam que esse é um dos caminhos mais seguros.

Segundo Informe Epidemiológico atualizado, publicado ao final da tarde, mais um caso foi confirmado nas últimas horas em Castanheira, elevando de 08 para 09 no município. Pelo documento, 06 casos aguardam confirmação e 36 pessoas estão sendo monitoradas. Até o momento 21 casos foram descartados, 01 excluído e dois foram curados. O universo desde o início da pandemia é de 59 casos.

Sobre os cuidados que devem ser observados pela população, a Secretária Ivania Tigre lembra que  cientistas observam que manter uma distância de mais de 1 metro de outras pessoas realmente está associado a um risco de apenas 3% de contrair a infecção. Quando esse espaço é menor que um metro a probabilidade de contágio sobe para 13%. A modelagem também sugere que para cada "metro extra" de distância (até o limite de 3 metros) a chance de contaminação pode cair pela metade.

Proteção para os olhos

Artigo publicado no The Lancet evidencia que usar óculos ou aqueles escudos protetivos para os olhos está associado a um risco 6% menor de infecção pelo novo coronavírus (6%). Quem não usa qualquer proteção ocular, está 16% mais propenso a ser contaminado.

Máscaras

Estudos revelam a importância das máscaras na prevenção de Covid-19. Como explicam cientistas,  o risco de infecção ou transmissão ao usar o acessório é de 3%; sem ele, esse índice sobe para 17%. Além disso, segundo a pesquisa, a máscara de pano bem projetada deve ter tecido resistente à água, várias camadas e bom ajuste facial.

Conclusões

Estudo da OMS  destaca a importância do distanciamento social para ajudar a "achatar a curva" de infecções Covid 19, além de evidenciar a importância de medidas profiláticas relacionada à higiene. "Ainda assim, as pessoas devem compreender que usar máscara não é uma alternativa ao distanciamento físico, à proteção ocular ou às medidas básicas, como higiene das mãos", revela.