COVID-19: Saúde reforça sobre a importância de cuidados redobrados

Data: Sexta-feira, 10/07/2020 20:00

Informe epidemiológico publicado no início da noite desta sexta-feira, 10, indica que o quadro do coronavirus em Castanheira encontra-se em índice ascendente, o que tem levado as autoridades a reforçarem os apelos para que os cuidados sejam redobrados.

A Secretaria de Saúde do Estado já tinha alertado sobre a condição de alto risco em alguns municípios, incluindo Castanheira.

Pelo Boletim divulgado hoje, agora são 15 casos confirmados em Castanheira. Houve aumento, também, nos números relacionados aos casos em monitoramento – 43 – e que aguardam resultado, 10. Descartados e excluídos são, respectivamente, 25 e 01 e curados 03. O universo de casos, entre suspeitos ou investigados, desde o início da pandemia, chega a 73 até o momento.

Recomendações

Para evitar a propagação da COVID-19, recomenda-se, entre outros procedimentos:

- Lave as mãos com frequência. Use sabão e água ou um gel à base de álcool.

- Mantenha uma distância segura de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.

- Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.

- Quando tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o cotovelo dobrado ou um tecido.

- Fique em casa se puder, especialmente os que estiverem no chamado grupo de risco.

- Se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procure assistência médica. Ligue antes de sair.

- Evite ir desnecessariamente a uma unidade de saúde, para permitir que os sistemas de saúde operem com mais eficiência, protegendo você e as outras pessoas.

- Se sair, procure usar máscara facial.

- Evite estar em qualquer ajuntamento humano.