Seaf entrega Mais Resfriadores de Leite para Castanheira

Data: Quinta-feira, 21/01/2021 01:00

A agricultura familiar de Castanheira ganha um reforço importante nesta quinta-feira, 21. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) entregará ao município cinco resfriadores de leite, num pacote que premia 82 municípios do Estado com este bem, além de patrulhas mecanizadas, caixas de mel e doses de sêmen bovino.

Segundo a Secretaria de Agricultura do município, Nicoli Pereira, os resfriadores serão compartilhados de forma comunitária, possibilitando um maior alcance de pequenos produtores e diminuindo o déficit para armazenamento da demanda.

A entrega será oficializada na capital do Estado pelo governador Mauro Mendes e pelo Secretário de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, em solenidade que contará com a presença de alguns prefeitos e presidentes de associações e cooperativas ligadas ao segmento, um dos pilares da economia do Estado e do país.

Atuando no setor leiteiro do município, como um dos maiores produtores, o vice-prefeito, Jandir Scheffler, destaca a prioridade que o governo municipal de Castanheira tem dado especialmente ao pequeno produtor. Exemplifica a disponibilização permanente dos serviços de maquinário específico, minimizando custos para os mesmos.

Os investimentos dos implementos que estão sendo distribuídos pela Seaf envolvem recursos da ordem de R$ 9,9 milhões, beneficiando todas as regiões do Estado, incluindo os demais municípios da região noroeste, pois, como lembra Silvano Amaral, “a agricultura familiar está presente em todos, inclusive e principalmente nos pequenos.

No ato serão entregues 42 patrulhas mecanizadas, 200 resfriadores de leite, 100 caixas de mel e 7,6 mil doses de sêmen bovino. Esses investimentos integram a ação da Seaf ‘MT Produtivo’, inserido dentro do programa ‘Mais MT’ lançado em outubro e que prevê recursos na ordem de R$ 9,5 bilhões em investimentos públicos durante a gestão (2019-2022).

Região Noroeste

Da região noroeste serão beneficiados com patrulhas agrícolas Colniza e Cotriguaçu. Recebem resfriadores, além de Castanheira, os municípios de Aripuanã, Juína, Juruena e Rondolândia. Finalmente, nesta entrega apenas Colniza será beneficiado com embriões e sêmen bovino. Ao longo dos anos todos os municípios tem sido contemplados de forma contínua com esses e outros benefícios.