Covid 19: Saúde define horário especial

Data: Quinta-feira, 21/01/2021 20:00
Fonte: Site Castanheira News

Com o aumento de pessoas nas unidades de saúde durante o dia, preocupadas com a possibilidade de estarem com coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Castanheira resolveu estabelecer um horário específico para atendimento a este tipo de público.

De segunda à sexta as pessoas devem procurar os três PSF’s do município, das 10 às 11 e das 15 às 17 horas. No período noturno e nos finais de semana ou feriados, a Secretaria Ivania Tigre aconselha que contato seja feito no (66) 99621 2630, indicando os sintomas, onde eventualmente haverá um direcionamento ao atendimento.

No mês de janeiro os casos de COVID 19 aumentaram bastante em Castanheira, indo de 111 ativos, no último dia de 2020, para 178 no último Boletim Epidemiológico, emitido no final da tarde de quarta-feira, 20. No momento existe 49 casos ativos, 91 em monitoramento e 6 aguardando resultado.

Sintomas

De acordo com a Fundação Fiocruz, os sinais clínicos mais comuns da Covid 19 são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado: tosse, febre, coriza e dor de garganta. Alguns casos evoluem para pneumonia, caracterizada por dificuldades respiratórias.

Recentemente, as perdas de olfato e de paladar foram reconhecidas como sintomas associados. Há, ainda, outros sintomas menos comuns, como conjuntivite, náuseas, dor de estômago, diarreia, dor de cabeça, lesões de pele e alteração do nível de consciência.

Por se tratar de uma doença nova, o conhecimento a respeito da Covid 19 está em constante evolução, conforme novas pesquisas são publicadas. Diante deste cenário, o caminho mais seguro é estar atento aos pareceres emitidos por órgãos historicamente ligados a pesquisa e produção científica, como própria Fiocruz.