Educação e Cultura lança concurso de Fotografia

Data: Sexta-feira, 30/04/2021 09:00

A Prefeitura Municipal de Castanheira, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, está lançando nesta sexta-feira, 30, de forma oficial, o concurso de fotografia “Um olhar sobre a natureza castanheirense”, como parte das celebrações do aniversário da cidade, que acontece dia 04 de julho.

O projeto foi idealizado pelo site www.castanheiranews.com.br mediante a constatação de que as pessoas gostam muito de registrar nas redes sociais cenas da natureza como o pôr do sol, os rios da região, campos, pastagens, entre outras, tendo aval da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que está empenhada em desenvolver projetos na área, num caminho longo que deve começar com o encaminhamento, para a Câmara Municipal, em breve, do Plano de Cultura do município que possibilitará, no futuro, o recebimento de recursos da lei Aldir Blanc.

Na apresentação do projeto, a equipe de coordenação se dirige ao público, convidando os que amam fotografia a mostrar a importância do contato com o meio ambiente e, com isso, provocar emoções e reflexões, especialmente nos dias difíceis que estamos vivendo, contribuindo assim para que as atenções provocadas pela pandemia da Covid 19 sejam atenuadas.

Podem participar do concurso qualquer pessoa que tenha ou teve algum vínculo com Castanheira, maior de 14 anos. No caso de menor de 18 anos é preciso autorização dos pais ou responsáveis. A foto concorrente deve ter um pequeno histórico, um título - dentro do tema proposto - e registro do dia, hora e local da captação da imagem.

De acordo com o regulamento, que pode ser visto neste site, no link, 10 fotografias serão escolhidas para concorrer a premiação final, num processo que observará duas etapas: verificação da conformidade com o regulamento e análise da comissão julgadora. Na premiação, certificado de participação para todos e medalhas e bônus em dinheiro para os melhores trabalhos, em valor a ser definido.

O participante poderá concorrer com apenas uma (01) fotografia em cores no formato digital. A fotografia deve ser enviada, no momento da inscrição, na extensão JPG ou PNG com resolução mínima de 8MP (megapixels) não ultrapassando o máximo de arquivo de 10MB (megabytes). Deve ser original, ser tirada no modo horizontal e não pode ter sido utilizada em outros concursos ou nas redes sociais.

Não serão admitidas fotografias fora do período de inscrições indicados no regulamento e não serão aceitas fotografias resultantes de montagem, colagem ou manipulação, laboratorial ou digital, nem a inclusão de efeitos, molduras, assinaturas, datas ou outros dados. É permitido apenas ajustes no brilho, saturação, contrastes, nitidez ou ainda remoção de pequenos spots ou reenquadramento.

Finalmente o projeto terá um conho social, pois as 10 melhores fotografias serão colocadas em molduras, na forma de quadro, no formato A3, sendo leiloadas, após período de exposição, para alguma instituição social do município.

PROGRAMAÇÃO GERAL

- Período de Inscrições: de 03/05/2021 a 04/06/2021

Etapa de Julgamento – Comissão Julgadora: 07/06/2021 a 11/06/2021

- Divulgação dos vencedores: 02/07/2021

Exposição das Fotos e Premiação: 05/07/2021 a 09/07/2021

EQUIPE ENVOLVIDA

Coordenação Geral: Rosenir Monteiro Melo

Lógística: Ernane Leitner

Comissão Julgadora: Wesley dos Anjos (Coordenador), professora Márcia Furlan e Leonel Ribeiro da Fonseca.

Mídia: Vivaldo S. Melo

Dúvidas: 55 (66) 99935 2252 (WhatsApp)

Inscrições: naturezacastanheirense@gmail.com