Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Regulamento do Concurso de Fotografia "Um olhar sobre a natureza de Castanheira"

Data: Sexta-feira, 30/04/2021 09:00
Fonte: Assessoria

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

CONCURSO DE FOTOGRAFIA SOBRE A NATUREZA

TEMA: “Um olhar sobre a natureza castanheirense”

PROGRAMAÇÃO GERAL

- Período de Inscrições: de 03/05/2021 a 04/06/2021

- Etapa de Julgamento – Comissão Julgadora: 07/06/2021 a 11/06/2021

- Divulgação dos vencedores: 02/07/2021

- Exposição das Fotos e Premiação: 05/07/2021 a 09/07/2021

IDEALIZAÇÃO: Site Castanheira News

ORGANIZAÇÃO: Secretaria Municipal de Educação e Cultura

APOIO: Secretaria Municipal de Esportes

OBJETIVO E TEMÁTICA DO CONCURSO

Aberto a quaisquer participantes que tenham imagens da natureza em Castanheira, o concurso “Um olhar sobre a natureza castanheirense” tem como objetivo divulgar as belezas naturais do município, situado na região noroeste de Mato Grosso, estimular a conservação das paisagens naturais e inspirar o maior número possível de pessoas a apreciar a beleza e o bem-estar que o meio ambiente nos proporciona.

Os mesmos terão a chance de compartilhar alguma visão, captada em qualquer momento do cotidiano, no contato direto com a natureza, que expresse a beleza da criação.

Queremos convidar quem ama fotografia a mostrar a importância do contato com o meio ambiente e, com isso, provocar emoções e reflexões, especialmente nos dias difíceis que estamos vivendo, contribuindo assim para que as tensões provocadas pela pandemia da Covid 19 sejam atenuadas.

O concurso tem apenas uma categoria, melhor fotografia, incluindo como critérios para avaliação a aderência ao tema proposto, a originalidade, a qualidade da fotografia, a emoção captada pela foto e a coerência entre o título da fotografia, o tema proposto e o histórico da foto.

PARTICIPANTES E REQUISITOS TÉCNICOS PARA INSCRIÇÕES

Poderá participar do concurso qualquer pessoa que teve ou tem algum vínculo/contato com Castanheira, maior de 14 anos. No caso de menor de 18 anos é preciso uma autorização dos pais ou responsáveis.

O participante poderá concorrer com apenas uma (01) fotografia em cores no formato digital.

A fotografia deverá ser enviada, no momento da inscrição, na extensão JPG ou PNG com resolução mínima de 8MP (megapixels) não ultrapassando o máximo de arquivo de 10MB (megabytes). A fotografia deverá ser original , tirada na formato horizontalizado, e não poderá ter sido utilizada em outros concursos ou nas redes sociais, antes do concurso.

Não serão admitidas fotografias fora do período de inscrições indicados neste regulamento e não serão aceitas fotografias resultantes de montagem, colagem ou manipulação, laboratorial ou digital, nem a inclusão de efeitos, molduras, assinaturas, datas ou outros dados. É permitido apenas ajustes no brilho, saturação, contrastes, nitidez ou ainda remoção de pequenos spots ou reenquadramento.

RESPONSABILIDADE DOS PARTICIPANTES

O participante do concurso responsabiliza-se, perante a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pela garantia do cumprimento das disposições legais em matéria de propriedade intelectual e direitos de imagens sobre a fotografia apresentada, declarando que a sua difusão e/ou sua reprodução não lesam, nem prejudicam quaisquer direitos de terceiros.

Ao realizar a inscrição, os participantes automaticamente autorizarão a Secretaria Municipal de Educação, sem qualquer ônus e por prazo indeterminado, a expor os seus trabalhos em qualquer meio de comunicação e redes sociais, bem como a sua eventual difusão e reprodução em edições, publicações, catálogos, exposições, cartazes, meios gráficos promocionais e outros, renunciando a receber qualquer contrapartida financeira ou de outra natureza, sendo vedada qualquer utilização das fotos com finalidade lucrativa.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura compromete-se a mencionar sempre o nome do(a) autor (a) das fotografias nas utilizações que delas venha a fazer.

As fotografias inscritas passarão a integrar o banco de imagens do Site Castanheira News, idealizador do projeto, sem caráter de exclusividade, podendo o participante utilizá-las como bem lhe convier para outras finalidades, desde que isto aconteça após o concurso.

Os 10 vencedores devem se comprometer a doar os suas fotografias, que serão colocadas em moldura para exposição, para futuro leilão, com destinação de renda para alguma instituição social da cidade. 

JULGAMENTO DAS FOTOGRAFIAS

O Concurso contempla as etapas de avaliação descritas abaixo:

Etapa 1 – Verificação da Conformidade com o Regulamento

Uma pessoa será designada para fazer a pré-seleção das fotografias inscritas para avaliar, exclusivamente, a conformidade das mesmas com o presente regulamento. As fotografias em desacordo com as regras serão desclassificadas.

Não caberá qualquer recurso, quando à pré-seleção realizada pela Comissão Técnica, quanto à qualidade das fotografias selecionadas.

Etapa 2 – Comissão Julgadora

O julgamento das fotos será realizado por uma Comissão Julgadora composta por pessoas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura que tenham ligações com fotografia ou arte.

Serão escolhidos dez (10) fotos entre as inscritas e selecionadas as fotos vencedoras nos 1º, 2º e 3º lugares, que receberão a titulação de GRANDES VENCEDORAS DO I CONCURSO DE FOTOGRAFIA “UM OLHAR SOBRE A NATUREZA CASTANHEIRRENSE”. As 7 restantes receberão a titulação de PRÊMIO ESPECIAL DO I CONCURSO DE FOTOGRAFIA.... etc...

Os critérios de avaliação adotados pela Comissão Julgadora, como já frisado, serão:

- Aderência ao tema proposto;

- Originalidade;

- Qualidade da fotografia;

- Emoção captada pela foto;

- Coerência entre o título da fotografia, o tema proposto e o histórico da foto

A Comissão Julgadora é soberana e de seu julgamento não caberá recurso.

PREMIAÇÃO

Serão premiadas as fotos e respectivos autores com:

- Certificado de reconhecimento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura para todos os participantes;

- Medalha especial ao autor individual das fotografias classificadas do 1º ao 10º lugar.

- Valor financeiro, proporcional a classificação, aos autores das três melhores fotografias, em montante a ser definido.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Serão desclassificadas todas as fotos que não tenham relação com o tema.

Não poderão concorrer as pessoas envolvidas diretamente com o projeto.

Eventuais despesas referentes ao envio da foto e quaisquer outras necessárias para a participação no concurso correrão por conta dos próprios inscritos.

Os casos não previstos por este regulamento serão discutidos e acordados pelas Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Esportes e pela Comissão Julgadora, quando for o caso.

Se de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento for concluído que qualquer participante obteve qualquer vantagem indevida mediante a utilização de meios fraudulentos e/ou quaisquer outros mecanismos considerados inadequados pela organização do concurso, o referido participante será desclassificado.

A participação neste concurso implica na aceitação integral e incondicional das regras presentes neste regulamento.

EQUIPE ENVOLVIDA

Coordenação Geral: Rosenir Monteiro Melo

Coordenação de Logística: Ernane Leitner

Comissão Julgadora: Wesley dos Anjos (Coordenador), professora Márcia Furlan e Leonel Ribeiro da Fonseca.

Mídia: Vivaldo S. Melo

CONTATOS

Dúvidas: 55 (66) 99935 2252 (WhatsApp)

Inscrições: naturezacastanheirense@gmail.com