Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Projeto “Mala de Leitura” incentiva hábito da leitura e premia alunos da rede municipal

Data: Segunda-feira, 19/01/2026 20:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

O diretor da Escola Municipal Castanheira, professor Nilton César Nunes da Silva, compartilhou nesta segunda-feira, 19, detalhes do projeto “Mala de Leitura”, desenvolvido ao longo do ano letivo de 2025 na rede municipal de ensino. A iniciativa, que nasceu na própria escola, ganhou força, foi absorvida pela Secretaria Municipal de Educação e hoje envolve várias unidades educacionais do município.

Segundo Nilton, o projeto foi idealizado pela equipe de coordenação pedagógica da Escola Municipal Castanheira no ano passado, tendo à frente as professoras Cristiane e Marinês. “Foi um trabalho pensado com muito carinho, com foco em despertar nas crianças o gosto pela leitura desde cedo, envolvendo também as famílias nesse processo”, destacou o diretor.

Com apoio do Governo Municipal, foram adquiridas 14 bicicletas, que estão sendo sorteadas entre os alunos participantes do projeto em diferentes escolas: Escola Municipal Castanheira, Escola Municipal José de Alencar, do 4º Assentamento; Escola Municipal Dom Pedro, do 3º Assentamento, ambas no Vale do Seringal; e Escola Municipal Jorge Amado, no bairro Novo Horizonte.

Na Escola Municipal Castanheira, o sorteio já foi realizado, contemplando os alunos Miguel dos Santos Vivonã (Pré I, Turma A), Kevelly Sophia Ferreira da Silva Ribeiro (Pré II, Turma A), Enzzo Myguel (1º Ano, Turma A), Davi Luiz Ferreira da Silva (2º Ano, Turma A), Danilo Campos Ursino Spolaor (3º Ano), Thaina de Souza Chaves (4º Ano, Turma A) e Paula Vitória da Silva Gomes (5º Ano, Turma A). Nas demais escolas participantes, os sorteios ainda serão realizados.

O projeto consiste em um desafio de leitura de livros diversos, com foco especial na literatura infantil. Os alunos levam os livros para casa dentro da chamada Mala de Leitura, acompanhados de um caderno onde registram as leituras realizadas. Esses registros podem incluir relatos escritos, desenhos e até fotografias das atividades, sempre com o acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Nilton César explicou que a proposta vai além da sala de aula. “O aluno passa a ter contato com o livro no ambiente familiar, cria o hábito da leitura e ainda compartilha esse momento com os pais. Isso fortalece o aprendizado e os vínculos”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, professora Rozelei Maria Pilegi Nunes, avalia o projeto como uma importante ferramenta pedagógica e cultural, alinhada às políticas públicas de incentivo à educação. No mesmo sentido, o prefeito Jakson de Oliveira Rios Junior, o Juninho, tem destacado que investir em projetos como o Mala de Leitura é investir no futuro do município, ao promover educação de qualidade, inclusão e acesso democrático ao conhecimento desde a infância.

Inspirado em iniciativas semelhantes adotadas por escolas, bibliotecas e instituições sociais em diferentes regiões do país, o Mala de Leitura reforça o compromisso da rede municipal com a formação de leitores, contribuindo para o desenvolvimento educacional e cultural das crianças.