O Carnaval 2026 de Castanheira, no noroeste de Mato Grosso, promovido pelo Governo Municipal com o apoio das Secretarias, especialmente da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura e da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi marcado pela tranquilidade, organização e participação comunitária. Realizado em três noites — de 14 a 16 — o evento consolidou-se como uma festa segura e familiar, reforçando o compromisso da gestão com a valorização da cultura local.
Se por um lado o público não foi tão numeroso quanto em edições anteriores, por outro o clima foi de absoluta harmonia. Não houve registro de irregularidades, e a presença constante da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros nas três noites garantiu segurança aos foliões. A organização avaliou positivamente o formato adotado neste ano, embora muitos participantes tenham manifestado o desejo pelo retorno do tradicional carnaval de rua, modelo que já atraiu maior público em anos anteriores. Atendendo a esse “pedido geral”, os organizadores sinalizam que o formato de rua deve retornar em 2027.
A decoração do espaço foi um dos destaques do evento. O trabalho foi realizado por uma equipe de voluntários da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, evidenciando o espírito colaborativo que marcou toda a programação.
A abertura oficial, no sábado (14), contou com a apresentação de cinco blocos carnavalescos. Entre eles, destacou-se o campeão Cros Folia. O bloco Juntos e Misturados, da Melhor Idade, mais uma vez conquistou o público com sua animação e criatividade, garantindo o segundo lugar. Um bloco da cidade de Juína também marcou presença, fortalecendo a integração regional. O som do Erupsom, que também levou seu próprio bloco à avenida na primeira noite, foi outro ponto alto da programação.
Além da segurança, a coordenação do evento demonstrou preocupação em oferecer opções gastronômicas aos presentes. Entre as barracas instaladas no local, o Terceirão da Escola Estadual Maria Quitéria comercializou caldo e pastel, contribuindo para a arrecadação estudantil. No setor de bebidas, o já tradicional espaço do Zé Leu marcou presença, assim como as áreas de chope e coquetéis, essa sob o comando do Bigode.
Como não poderia deixar de ser, a música foi o grande destaque das três noites. Além do som do Erupsom, a animação ficou por conta dos DJ’s Luiz MT e Bruno Luiz, além da irreverência do comentarista Chocolate, garantindo diversidade musical e muita interação com o público. Para o secretário municipal de Esporte, Lazer e Cultura, professor Júlio Cézar, o balanço é positivo. “Realizamos um carnaval tranquilo, organizado e seguro. Nosso objetivo sempre foi proporcionar um ambiente familiar, valorizando nossos artistas e envolvendo a comunidade", destacou.